*Sêmia Mauad/Opinião MT
O ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), oficializou o início da pré-campanha eleitoral ao Senado da República na noite da última terça-feira, dia 23 de junho. O anúncio marcou também a consolidação de uma “dobradinha” na disputa por vagas no Congresso Nacional, com a confirmação de que a ex-primeira-dama Virgínia Mendes (União Brasil), vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Mauro Mendes destacou o início dessa nova jornada e o compromisso com as regras do jogo eleitoral.
“Hoje nós estamos, eu e a Virginia, começando oficialmente essa pré-campanha. Vamos fazer isso absolutamente dentro dos limites que a lei permite, respeitando a legislação eleitoral, cumprindo tudo aquilo que está estabelecido e ouvindo a população”, pontuou o ex-gestor.
Mauro Mendes relembrou o período em que esteve fora dos holofotes diários do Executivo, após se desincompatibilizar do cargo de governador no dia 30 de março para estar apto à disputa ao Senado. Segundo ele, os últimos 60 dias serviram para retomar suas atividades privadas, realizar agendas políticas pontuais e, acima de tudo, refletir sobre a trajetória que transformou Mato Grosso nos últimos anos.
Ao justificar o projeto ao Senado, Mendes enfatizou a recuperação econômica do estado como a principal credencial política.
“Pegar um Estado quebrado, falido, lá no final de 2018, entregar ele entre os melhores Estados brasileiros, se não o melhor, um AAA na nota do Tesouro. Não há nenhum município de Mato Grosso que não tenha recebido importantes investimentos do Governo do Estado”, relembrou.
Entre as principais entregas de sua gestão que devem pavimentar o discurso de campanha, o ex-governador listou a assunção e os investimentos na BR-163, a retomada e conclusão do Hospital Central, a construção do Parque Novo Mato Grosso, a aquisição da antiga Santa Casa e a pavimentação de aproximadamente sete mil quilômetros de rodovias estaduais.
“Não é só pelo que nós fizemos. Eu vou colocar-me à disposição da sociedade, assim como a Virginia, mas acima de tudo pelas mesmas características de fé em Deus, vontade de trabalhar e vontade de agora contribuir num outro plano, que é o Congresso Nacional”, completá-lo.
A FORÇA POLÍTICA DE VIRGÍNIA MENDES PARA A CÂMARA FEDERAL
Ao referir-se à pré-candidatura da esposa, Mauro Mendes fez questão de ressaltar a liderança própria que Virgínia construiu, especialmente na área social do estado, por meio do desenvolvimento de políticas públicas voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade.
“A Virginia tem a estatura dela, uma mulher que foi muito mais do que apenas uma primeira-dama. Ela construiu o seu espaço, liderou um dos grandes programas sociais existentes hoje no país, que é o programa SER Família. Ela tem uma identidade muito grande com as pessoas e passou a ser admirada pela força e pela capacidade”, defendeu Mendes.

