A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT) deu início a curso de capacitação voltado ao uso da Inteligência Artificial na gestão pública. Serão dois dias de imersão ao conhecimento.
Com o mundo cada vez mais em crescimento, e a passos largos em relação à adoção de novas tecnologias, torna-se necessário o uso desses recursos para a solução de problemas diários. O palestrante, dr. Bruno Henrique, trouxe essa visão para Várzea Grande, com uma capacitação voltada a eficiência da gestão pública. “Venho falar aqui sobre a implantação da Inteligência Artificial generativa na gestão pública e quais as vantagens e desvantagens, para que o servidor possa ter ganho na produtividade e ofertar melhor atendimento às demandas do contribuinte”.
A prefeita Flávia Moretti (PL) esteve presente garantindo o apoio da capacitação para os funcionários públicos.
“É mais um desafio nosso, transformar o serviço público de Várzea Grande, a gestão pública em si, numa forma tecnológica de informação. Vamos transformar Várzea Grande numa cidade mais interativa, rápida, não podemos ficar mais para trás, já estamos nos planejando para aderir a equipamentos e tecnologias com o auxílio da Inteligência Artificial e que possam otimizar e tornar mais eficiente os serviços prestados por cada secretaria municipal”.
Os funcionários públicos presentes na capacitação, gostaram muito do curso descrevendo que de início já abriu os horizontes para seguirem em progresso, tendo um norte da vasta possibilidade do auxílio da IA na gestão e departamentos públicos para a otimização de demandas e documentações administrativas.
A Controladora-Geral do Município, Elizangela Oliveira, disse que o curso foi de grande entendimento.
“Vai agregar muito para a controladoria. Precisamos ser ágeis na emissão de pareceres, sejam via ofícios, como também para outras controladorias e setores. Temos ferramentas que passarão a agregar ao nosso trabalho”.
O coordenador da secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Tecnologia e Turismo (SDETT), Rogério Silva, afirma que a inteligência artificial veio para somar nos departamentos e bem atender ao público pela agilidade.
“A IA veio para somar e nos tornar mais produtivos e assim a gente poder crescer junto com essas tecnologias e poder ajudar toda a população várzea-grandense”, finalizou.
*Assessoria