Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada nesta quarta-feira (21), revela que 54% desaprovam o governo Lula, enquanto 40% dos brasileiros se dizem favoráveis à atual gestão. Outros 6% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Os dados permanecem estáveis em relação ao levantamento anterior, feito em março, quando também 54% dos participantes demonstraram insatisfação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Naquele período, a aprovação estava ligeiramente maior, registrada em 41%, mostrando uma leve oscilação dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.
Ipespe: 54% desaprovam o governo Lula
O levantamento do Ipespe também buscou entender a expectativa da população em relação aos próximos meses do governo federal. Segundo os dados, 44% acreditam que a administração de Lula tende a piorar, enquanto 39% demonstram otimismo, acreditando em melhorias. Por outro lado, 16% dos entrevistados acreditam que a situação permanecerá igual, sem grandes mudanças.
A pesquisa avaliou ainda como os brasileiros percebem as notícias divulgadas recentemente sobre o governo Lula. Para 45% dos entrevistados, as reportagens foram predominantemente negativas. Outros 28% consideraram o conteúdo jornalístico como neutro, sem viés positivo ou negativo, enquanto 19% avaliaram que as notícias foram mais favoráveis à gestão petista. Um total de 8% preferiu não opinar sobre esse quesito.
Fatos que marcaram as últimas semanas do governo Lula
Quando questionados sobre os principais acontecimentos relacionados ao governo nas últimas semanas, os entrevistados citaram, de forma espontânea, algumas situações de grande repercussão. O episódio mais lembrado foi o escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mencionado por 30% dos participantes, especialmente pelas ações de recuperação de valores indevidamente pagos a aposentados.
Outros eventos também foram destacados, como a recente viagem do presidente Lula à China, citada por 11% dos entrevistados, e as declarações da primeira-dama Janja Lula da Silva, lembradas por 3% dos participantes da pesquisa.
Metodologia da pesquisa
O levantamento do Ipespe foi realizado entre os dias 14 e 19 de maio de 2025, abrangendo entrevistas telefônicas e online com 2.500 pessoas em todas as regiões do país. O nível de confiança é de 95,45%, o que significa que a chance dos resultados refletirem a realidade é muito alta. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa do Ipespe revela um cenário de desafio para o governo federal, indicando que 54% desaprovam o governo Lula, percentual que se mantém desde março deste ano. A percepção negativa sobre as notícias relacionadas ao governo, somada à preocupação da população com o futuro do país, reflete um ambiente de incerteza. A gestão petista precisará enfrentar esses índices de desaprovação com ações que possam reconquistar a confiança dos brasileiros nos próximos meses.