Em um gesto simbólico de fé e de respeito à cultura e valorização do patrimônio histórico, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), assinou na tarde do último domingo, 04 de maio, a autorização para o início das obras de reforma e revitalização da Igreja e da Paróquia Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade.
Com investimento de R$ 1.763.578,55 oriundos de recursos próprios do Município, a obra representa a preservação do patrimônio imaterial da cidade. De acordo com a prefeita, os valores foram economizados com planejamento e gestão responsável, voltados especialmente para ações que reforçam a identidade cultural e religiosa da população.
A reforma contemplará o salão paroquial, banheiros, área externa coberta, revitalização do coreto, obras de paisagismo no entorno, novo calçamento e revisão completa das instalações elétricas e hidráulicas além de reforma completa da igrejinha. “Com a ação do tempo e a falta de manutenção pelas gestões anteriores, o espaço religioso aguardava há décadas pela requalificação”, completou o secretário Cleiton Santana.
A ordem de serviço ocorreu durante o encerramento da tradicional festa da Guia, que neste ano completou 158 anos, mesma idade da cidade, que celebra seu aniversário no próximo dia 15 de maio.
“Estamos dando a ordem de serviço da revitalização e reforma de toda a paróquia não somente da igreja, que vai oferecer uma estrutura melhor para todos os católicos, devotos de Nossa Senhora da Guia. A igreja precisa com urgência dessa reforma e, com muita fé, conseguimos economizar e tornar real esse grande presente para o povo de Várzea Grande”, destacou a prefeita, emocionada.
O pároco da igreja, padre Valdésio, reforçou o valor simbólico da ação.
“Nossa Senhora da Guia está na gênese de Várzea Grande. A cidade nasceu em torno dessa devoção. Cultura é o que fica daquilo que se esquece e a cultura religiosa está impregnada na alma do povo várzea-grandense. Manter essa igreja viva é manter viva a nossa fé, a nossa história”.
A rainha da festa, Maria Madalena Figueiredo, também enalteceu a importância do investimento feito.
“A reforma, além de resgatar um patrimônio histórico, reafirma o compromisso da atual gestão com a valorização da cultura, da fé e das raízes do povo de Várzea Grande”.
Moradora da cidade e devota de longa data, Zilda Aparecida Barbieri se emocionou com a notícia.
“Nossa Senhora da Guia é tudo para nós, aqui de Várzea Grande. Todos os anos participamos com muita fé e louvor. Ela já realizou muitos milagres em nossas vidas. A reforma da igreja é um verdadeiro presente para toda a comunidade”.
Mais do que um templo religioso, a Igreja Nossa Senhora da Guia é um espaço de comunhão e vivência espiritual para a população. O rei da festa, Tiago Dias da Silva, destacou o papel acolhedor da paróquia:
“A igreja abriga grupos de oração, atividades de catequese, movimentos pastorais e encontros comunitários que fortalecem a fé e a convivência entre gerações. A imagem de Nossa Senhora da Guia ocupa lugar de destaque no altar e nos corações dos fiéis, como símbolo de proteção materna e devoção”.
Nascida e criada na Avenida Couto Magalhães, no coração da cidade, Maria Benedita de Arruda falou sobre o significado da obra:
“Reformar a casa da nossa mãe é um gesto de amor e fé. Nossa Senhora da Guia é a protetora de Várzea Grande, é tudo para nós. A procissão carrega nossos pedidos, agradecimentos e esperanças”.
Construída em 1892, a Igreja de Nossa Senhora da Guia foi tombada pelo patrimônio histórico artístico e cultural por meio da portaria 09 de 1998.
*Rafaela Maximiano