*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi deflagrada pela polícia civil, na tarde da última terça-feira, dia 15 de abril, a Operação Spurious, fase Lote Falso, para apuração de esquema de corrupção que envolve venda de lotes irregulares por servidores públicos, que são ligados a Prefeitura de Alto Boa vista. A polícia afirma que os prejuízos causados as vítimas podem chegar a R$ 10 milhões de reais.
Dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos pela polícia. Um dos suspeitos é um servidor da própria Administração Municipal e também um engenheiro que presta serviços para a gestão do município.
Os trabalhos da polícia tiveram início depois que receberam várias denúncias de vítimas que contaram que perderam grandes montantes em dinheiro.
Até agora, a polícia descobriu que pelo menos 100 pessoas foram prejudicadas. Elas compraram terrenos e pagaram impostos em contas pessoais dos investigados. Houve ainda, supostamente, manipulação de dados junto ao sistema fiscal e tributário e também na escrituração dos imóveis adquiridos.
As investigações da polícia apontaram que os envolvidos estariam realizando os crimes de fraude fundiária, fraude tributária e peculato. Ainda estão sendo investigadas casos de corrupção passiva e ativa.