*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, dia 09 de abril, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores de Cuiabá, DERFVA, a Operação Ramus. A ação da Polícia Civil tem o intuito de desarticular quadrilha envolvida em furtos, roubos e receptação de veículos. Além disso, os acusados atuam ainda na adulteração de sinal de identificador veicular.
Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Cuiabá, Porto Espiridião e Pontes e Lacerda. A operação ainda está sendo feita simultaneamente na cidade de Rolim de Moura, em Rondônia, onde há outros suspeitos.
Durante investigação, a polícia civil descobriu algumas das estratégias usadas pelo grupo criminoso para despistar o crime. Os acusados chegavam a fazer uso de guinchos para retirar veículos de locais públicos, sem levantar suspeita. Além disso, substituíam placas e faziam falsificação de documentos para que os veículos fossem vendidos.
A quadrilha ainda realizava a transferência dos veículos para diversas cidades do estado e até fora dele. Cartórios eram usados para que os veículos furtados ou roubados fossem legalmente registrados. “Laranjas” eram os responsáveis pelo registro dos documentos.
A operação deflagrada nesta quarta é um desdobramento da Operação Salmonidae, que investigou esquema de sonegação fiscal no setor de pescados, na qual os criminosos estavam envolvidos também nos crimes de adulteração e venda de veículos roubados e furtados.