O prefeito Abílio Brunini (PL) denunciou que será obrigado a dispensar 1 milhão de medicamentos Enalapril porque estão com data de validade próximas ao vencimento. O Enalapril é receitado por médicos para controle da pressão alta e para melhorar o desempenho do coração.
“A corrupção é um grande problema na compra de medicamentos, mas, a má gestão também. A Prefeitura de Cuiabá comprou na gestão anterior mais do que usa todos os meses. Sabe o que me dá raiva? É que tem 1 milhão de comprimidos Enalapril que vai vencer em dois meses mais do que consome nas unidades e falta dipirona porque comprou errado”, declarou.
As caixas de medicamento mantidas em estoque foram compradas pela gestão anterior e estão no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).
Nos últimos três meses foram destinados 308.880 unidades de Enalapril aos postos de saúde. O descarte de medicamentos comprova que a aquisição foi acima da necessidade de atender a demanda da população.
O prefeito Abílio Brunini ainda ressaltou que exigiu planejamento e melhores resultados no gerenciamento do estoque de medicamentos.
“É isso que me incomoda. Em três meses, dispensou 300 mil unidades, uma média de 100 mil unidades por mês. Mas, ainda tem 1 milhão de comprimidos e dois meses para vencer. Em 2023 isso aqui foi comprado. E, agora, está se perdendo 1 milhão de comprimidos por conta da má gestão deste local. Não houve um planejamento para atender essa demanda. E agora, por mais que a gente esteja correndo para distribuir, não conseguimos distribuir todos esses medicamentos para que não vencessem. Manda para cada unidade de saúde a lista de medicamentos disponíveis aqui. Quero que tenhamos um planejamento eficiente”, concluiu.
Um relatório final será encaminhado aos órgãos de controle – Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) – para as devidas providências.
A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, também acompanhou a fiscalização.
*Rafael Costa