A Defesa Civil vem acompanhando o nível do Rio Cuiabá, por conta das fortes chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. o nível chegou a 4,5 metros na régua de medição. Está perto do nível de atenção que é a partir de 5,00 metros. O dado foi coletado pela equipe na última quarta-feira, dia 15 de janeiro.
O monitoramento contribui para que a Defesa Civil evite riscos nas áreas consideradas suscetíveis a alagamentos, por exemplo.
Parâmetros físicos e hidrográficos da Bacia do Rio Cuiabá
Cota Normal – Até 4.99 metros
Cota de Atenção – 5,00 a 8.49 metros
Cota de Alerta – 8,50 metros
Cota de Emergência – 9,50 metros
Cota de Calamidade – 11,00 Metros
A ATUAÇÃO DA DEFESA CIVIL EM ALAGAMENTOS
A Defesa Civil também acompanhou situações de alagamentos, deslizamento de terras e queda de muro. As equipes foram acionadas nos bairros Parque Cuiabá, Poção, Centro América e Jardim Vitória, na quarta-feira (15).
O diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza, destacou as ações na rodovia Palmiro Paes de Barros, onde as duas pistas ficaram alagadas. Já próximo ao córrego 8 de Abril houve um registro de deslizamento. “Estivemos no Parque Cuiabá, na rodovia onde duas pistas ficaram alagadas com bueiros entupidos e também estivemos na região do Porto, no córrego 8 de Abril. As situações estão sendo resolvida com a Secretaria de Obras e com a Limpurb”, informou Ozeias.
As equipes também atenderam alagamento em três casas no bairro Poção. Na região, a equipe solicitou a retirada de uma família de uma das residências na rua Desembargador Palmiro Pimenta, onde a estrutura foi condenada.
“Vistoriamos três casas, elas ficam uma ao lado da outra. No local passa uma manilha e, como encheu o córrego, a água voltou. As casas foram alagadas. Uma das casas sofreu danos na estrutura com a queda de um muro. A família precisou deixar o local e foi para casa de parentes”, afirmou Ozeias.
*Adriana Assunção