*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foram cumpridos 34 mandados judiciais pela Polícia Civil, nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, durante a realização da Operação Aletheia, que busca combater crimes de corrupção passiva e fraudes em licitação durante concurso público promovido pela Câmara de Vereadores de General Carneiro.

5 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de busca e apreensão, 5 ordens de quebras de sigilo bancário, além de 5 sequestros de bens de contas bancárias dos investigados, 5 quebras de sigilo fiscal, 5 quebras de sigilos telefônicos foram cumpridos.
Outras medidas cautelares como a paralisação das atividades de empresas e nomeações de posse de candidatos foram suspensas.
Os mandados foram cumpridos no município de General Carneiro, e também nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Rio Branco, Lambari do Oeste e Barra do Garças. A polícia esteve na casa dos investigados, na empresa foco da investigação e também na sede da própria Câmara de Vereadores.
A investigação teve início depois que a polícia recebeu denúncia da Polícia Federal de que havia indícios de favorecimento em concurso público realizado pela câmara de General Carneiro.
A seleção teria sido feita por uma empresa contratada sem licitação e que teria manipulado o resultado para beneficiar candidatos que tivessem vínculo pessoal e político com os vereadores. Dois candidatos aprovados estão sob suspeita (atual secretário municipal e tesoureiro da Câmara).