*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Em menos de 20 dias, a Operação Tolerância Zero, realizada pela Polícia Militar em todo o Estado, já apresenta um balanço importante no combate ao tráfico de drogas.
As apreensões feitas desde o início da ação policial, em 25 de novembro, já resultou na apreensão de mais de 3,3 toneladas de entorpecentes. Os números relacionados a prisões de pessoas envolvidas na prática deste tipo de crime, alcançou a marca de 2,8 mil pessoas, que foram levadas a delegacia.
“O resultado da operação demonstra a eficiência da nossa atuação no combate ao crime organizado, e é reflexo do comprometimento das nossas equipes, que agiram com inteligência, estratégia e dedicação”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco.
As ações fazem parte do programa elaborado contra o crime organizado do Governo do Estado. Para esse trabalho ser mais efetivo, houve reforço do policiamento nos 142 municípios do estado, com mais de 1,3 mil militares atuando, além de viaturas.
O número de conduzidos para as delegacias foram expressivos, principalmente, nas últimas três semanas, onde foram detidas 1.903 pessoas envolvidas de alguma forma com o crime e que foram ouvidas pelos delegados. Além disso, houve 842 prisões em flagrante. Ainda foram presas 149 pessoas que tinham mandado judicial em aberto. Foram apreendidas ainda 3,3 toneladas de drogas e recuperados 44 veículos roubados. Houve apreensão também de 41 armas de fogo e 12 simulacros.