Ao utilizar o nosso site, Você concorda com a nossa Politica de Privacidade e com os nossos Termos de Uso.
Concordo
OpiniãoMTOpiniãoMTOpiniãoMT
  • Início
  • Artigos
  • Brasil
  • Cuiabá
  • Curiosidades
  • Diversão e Arte
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Nosso PolCast
Leia: Visita técnica no Hospital Municipal busca soluções para os desafios enfrentados pela saúde pública de Cuiabá
Compartilhar
Notification
OpiniãoMTOpiniãoMT
  • Brasil
  • Cuiabá
  • Curiosidades
  • Diversão e Arte
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Tech
  • Nosso PolCast
Siga-nos
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos de Uso
© 2024 OpiniãoMT. Todos os Direitos Reservados.
Destaques
Correios registram prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024, o pior resultado desde 2016
MEC divulga datas do Enem 2025; inscrições começam em 26 de maio
STF inicia julgamento sobre suspensão de processo contra Alexandre Ramagem
Haroldo Arruda repercute nas redes sociais alta da taxa de juros
Medeiros (PL) comemora suspensão de inquérito que investiga Ramagem em tentativa de golpe; VEJA VÍDEO

9 de maio de 2025 14:48

Ad imageAd image
OpiniãoMT > Blog > Prefeitura de Cuiabá > Visita técnica no Hospital Municipal busca soluções para os desafios enfrentados pela saúde pública de Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá

Visita técnica no Hospital Municipal busca soluções para os desafios enfrentados pela saúde pública de Cuiabá

última atualização: 13 de dezembro de 2024 09:54
Semia
Compartilhar
5 Minutos de Leitura
Foto: Luiz Alves
Compartilhar

O Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho recebeu visita técnica com o objetivo de realizar apontamentos que serão apresentados em uma reunião agendada para a próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, com a participação dos poderes envolvidos, do Estado e dos futuros gestores municipais.

A visita técnica à maior unidade de saúde pública da capital, que também atende pacientes de todo o estado de Mato Grosso, teve como propósito avaliar as condições da unidade, identificar falhas estruturais e operacionais e buscar soluções para os problemas enfrentados no atendimento à população. O HMC tornou-se um ponto crítico devido à superlotação e aos desafios de gestão, recebendo pacientes de diversas regiões do estado, com uma ocupação de quase 40% por pessoas vindas do interior. Atualmente, o hospital atende cerca de 30% a mais do que sua capacidade.

A ação contou com a presença do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT); do promotor de Justiça Milton Mattos; de representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT); do juiz da 1ª Vara da Saúde, Agamenon Alcântara; do secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira; além dos diretores da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP): Paulo Ponce, diretor-geral; Ana Paula Ricci, diretora financeira; e Anderson Ferreira Torres, diretor técnico, que acompanhou toda a equipe durante a visita.

Durante a visita, os representantes das instituições percorreram as instalações do hospital, conversaram com os profissionais de saúde e discutiram os principais pontos críticos da unidade, como a superlotação, a falta de leitos, a escassez de recursos e a necessidade de investimentos em infraestrutura e equipamentos médicos. A presença do juiz Agamenon Alcântara foi fundamental para reforçar a importância da judicialização das questões de saúde pública e a necessidade de um acompanhamento rigoroso das condições de atendimento nas unidades de saúde. Também foi debatido o alto custo ao município das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), que são equipamentos essenciais para tratamentos médicos, odontológicos, de reabilitação, diagnósticos e terapêuticos.

Após a inspeção, o desembargador Orlando Perri avaliou a visita como altamente produtiva, destacando a importância da colaboração entre os diferentes poderes e órgãos envolvidos. “A atuação conjunta é essencial para que possamos resolver de forma efetiva os problemas da saúde pública em Cuiabá, que impactam diretamente a vida dos cidadãos e de todo o estado, já que o HMC recebe pacientes de diversas cidades de Mato Grosso. Esta visita foi uma oportunidade para que todos compreendam a realidade da unidade e, de forma integrada, proponham soluções rápidas e eficazes”, afirmou Perri.

A visita técnica serviu como ponto de partida para uma reunião que acontecerá na próxima segunda-feira, com representantes da atual gestão e dos nomeados como próximos gestores pelo prefeito eleito, Abílio Brunini. Segundo Deiver Teixeira, essa reunião permitirá que a pasta apresente tudo o que já foi realizado até aqui, para que os próximos gestores tenham dados suficientes para continuar conduzindo a saúde de forma eficiente.

Ainda segundo Perri, a expectativa é de que, após a análise dessa visita, sejam adotadas medidas urgentes para melhorar a qualidade do atendimento no HMC e em outras unidades de saúde da cidade. A promessa é de um acompanhamento contínuo e de ações coordenadas para resolver os problemas de longo prazo. Sobre as dificuldades na relação entre o Estado e o Município na administração da saúde pública, Perri acredita que chegou o momento de ambas as partes trabalharem juntas em prol da população, deixando de lado interesses políticos. “O Judiciário, junto com o Ministério Público e o Tribunal de Contas, busca construir as pontes necessárias para que o Estado e o Município possam ter o diálogo necessário. Para a próxima semana, convocamos tanto o atual prefeito quanto o prefeito que assumirá no dia 1º de janeiro para uma reunião, onde vamos debater e buscar soluções para a crise na saúde de Cuiabá. Esperamos que eles participem, para que, juntos, possamos encontrar as soluções necessárias”, garantiu o desembargador.

*Letícia Kathucia

Compartilhe este Conteúdo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link Print
Deixe a sua opinião Deixe a sua opinião

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ver

Prefeitura de Cuiabá

Tapa-buraco da Prefeitura de Cuiabá mobiliza 15 equipes e atende mais de 50 vias no CPA

9 de maio de 2025
Prefeitura de CuiabáSaúde

Abertura da Central de Conciliação da Saúde Pública é feita pela Prefeitura de Cuiabá, MP, TJ e governo do estado

8 de maio de 2025
PolíticaPrefeitura de Cuiabá

“Se ele está cuidando do programa Minha Casa, Minha Vida, que nem está cuidando do INSS está todo mundo ferrado”, dispara Brunini sobre Lula

7 de maio de 2025
Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá revoga cobrança da taxa do lixo

7 de maio de 2025
OpiniãoMT
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos de Uso
Facebook Twitter Youtube Instagram Rss
Receba Novidades
© 2025 OpiniãoMT. Todos os Direitos Reservados. Site Desenvolvido por Fábrica de Artigos.
adbanner
AdBlock Detectado
Nosso site sobrevive dos anunciantes, por gentileza, nos permita mostrar anúncios para você!
Okay, I'll Whitelist
Bem vindo ao Opinião MT!

Faça login em sua conta

Lost your password?