Um vídeo que circula nas redes sociais traz à tona uma declaração polêmica de Guilherme Boulos (PSOL) contra Alexandre de Moraes, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal. Em 2016, durante o programa “Havana Connection”, com o jornalista Leonardo Sakamoto, Boulos xinga Moraes de “fascista” e faz duras críticas à sua atuação como ministro da Justiça no governo Michel Temer.
Boulos xinga Moraes
Na época da gravação, Alexandre de Moraes ocupava o cargo de ministro da Justiça e enfrentava críticas de diversos setores. Durante o programa, Guilherme Boulos afirmou: “O Alexandre de Moraes, ele é um fascista. Ele é um sujeito de posições fascistas. Ele, como ministro da Justiça, é um escárnio, é uma excrescência.” A fala foi direcionada à postura adotada por Moraes no combate a movimentos sociais.
Vídeo reprodução: Havana Conection.
Segundo Boulos, a primeira declaração pública de Moraes como ministro da Justiça não mencionava combate à corrupção ou ao tráfico de drogas. O foco, segundo o líder do PSOL, era enfrentar movimentos sociais que, na visão do ministro, desrespeitavam a ordem e poderiam ser considerados criminosos.
Boulos ampliou as críticas ao apontar que a atuação de Moraes como secretário de Segurança Pública de São Paulo, antes de assumir o ministério, teria resultado em ações violentas contra a juventude negra nas periferias. “Crime é o que ele fazia como chefe da Segurança Pública de São Paulo, fazendo genocídio, matando, exterminando a juventude negra da periferia”, acusou Boulos durante o programa.
Ainda no mesmo contexto, o político afirmou que, entre os movimentos sociais e o então ministro da Justiça, quem mais se aproximava de práticas criminosas seria Alexandre de Moraes. “Se há alguém que executa ou protege crime entre o ministro da Justiça e os movimentos sociais, é seguramente, o ministro da Justiça”, declarou.
Apoio de Jean Wyllys
Outro participante do programa, o ex-deputado federal Jean Wyllys, manifestou apoio às declarações de Boulos. Wyllys qualificou Moraes como “demagogo” e “hipócrita”, reforçando a postura crítica em relação às ações do ministro durante seu período à frente da Justiça.
Embora o vídeo com os comentários de Guilherme Boulos tenha ganhado repercussão, o episódio completo do “Havana Connection” não está mais disponível na íntegra no canal oficial do programa no YouTube. Apenas cortes selecionados podem ser encontrados, e a fala do político contra Alexandre de Moraes não aparece nesses trechos.
A declaração de Boulos voltou a ser comentada recentemente, especialmente nas redes sociais, em um momento em que Alexandre de Moraes desempenha um papel central no Judiciário brasileiro. Apesar de a fala ter ocorrido em 2016, ela é frequentemente resgatada em discussões que envolvem tanto o ministro quanto o líder do PSOL.