*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O governador do Estado, Mauro Mendes (União), mostra preocupação com o avanço das facções criminosas no estado. Depois de reunião ocorrida na última sexta-feira, dia 22 de novembro, ele tomou a decisão de demitir o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes. A reunião entre Mendes e ele teria durado cerca de três horas.
Agora quem assume o cargo é o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco.
O coronel Mendes em carta compartilhada em grupos de mensagens anunciou a demissão e a troca feita pelo governador. Ele disse que as leis que acabam favorecendo a impunidade, mas que não houve “qualquer negligência ou qualquer ponta de omissão”.
“Covardia jamais. Devemos a testa a essa luta com os meios e a profundidade que a legislação permite. E aqui reside a questão: prendemos muito, mas temos uma legislação obscena em matéria de impunidade, sejamos francos”, disse em documento.
Mendes acredita que o combate as facções no estado não estava sendo feita de forma efetiva.
O governo do estado lança hoje o programa “Tolerância Zero ao Crime”. A intenção é apresentar ações que buscam a reestruturação da segurança pública, o que inclui operações integradas e também novas estratégias de combate ao crime organizado.