Entre os dias 3 e 10 de julho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec) acompanhou, comitiva da empresa chinesa Fufeng Group Limited, líder global na produção de aminoácidos.
As visitas ocorreram nos municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis e Sorriso. O intuito é analisar a viabilidade da implantação de uma unidade fabril do grupo em Mato Grosso. Ainda em Mato Grosso, os chineses também visitaram a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, conheceram o espaço e os benefícios fiscais praticados na ZPE.
Esta é a segunda comitiva enviada pela empresa, desta vez composta por equipe técnica, o gerente-geral do projeto Fufeng Brasil, Jinzhao Xu, o engenheiro sênior de termoeletricidade, Tianqing Yang, o gerente de relações comerciais internacionais, Yawei Li e o intérprete, Yuhang Zheng.
O grupo chinês planeja expandir as operações na América do Sul e escolheu o Brasil para um investimento de US$ 400 milhões, cerca de R$ 2 bilhões. A empresa ainda visitará Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que o Governo do Estado tem realizado diversas ações para atrair investimentos estrangeiros para Mato Grosso: “A Sedec tem trabalhado ativamente para prospectar negócios que estimulem o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Somos o maior produtor de grãos do país e o Estado que mais cresce, então vir para Mato Grosso é vantajoso”, ressaltou César Miranda.
As agendas contaram com participação do governador em exercício, Otaviano Pivetta, do secretário César Miranda, Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
*Maria Julia Souza | Sedec-MT