O Consultório na Rua em Cuiabá, no primeiro semestre deste ano, alcançou quase 6000 atendimentos de pessoas em situação de rua.
O programa tem o objetivo de atender de forma ampliada aqueles que estão em vulnerabilidade social, incluindo usuários de álcool e outras drogas. Além dos cuidados diretos com a saúde física e bucal, o Consultório na Rua realiza ações integradas, que visam tratamento, mas também a reintegração social e o suporte psicológico para melhora da qualidade de vida dos indivíduos atendidos.
Dividido em duas equipes itinerantes, nos seis primeiros meses deste ano, a Equipe Luz realizou 2518 atendimentos, dos quais 389 foram odontológicos, enquanto a Equipe Novo Amanhecer realizou 3469 atendimentos, incluindo 339 consultas odontológicas.
Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Leandra Melo, os pontos de atendimento variam semanalmente, cobrindo áreas como Albergue Porto, Centro Pop, Beco do Candeeiro e outros locais estratégicos espalhados pela cidade, como viadutos e praças. “Essa flexibilidade permite que as equipes atuem onde há maior demanda, colaborando frequentemente com unidades básicas de saúde,e serviços de urgência e emergência”, ressaltou a coordenadora.
*Roberta Penha/Secom CBÁ