Aproximadamente 50 expositores, entre eles produtores rurais, feirantes, artesãos e representantes da gastronomia, estarão reunidos na Praça Alencastro, na 4ª Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária.
O evento visa incentivar a comercialização direta entre produtores e consumidores, promovendo a geração de renda, o empreendedorismo rural e a valorização dos produtos locais.
“É uma grande oportunidade para conhecer o potencial do que é produzido no nosso município e levar para casa alimentos frescos, como doces caseiros, queijos, temperos, frutas, verduras e muito mais, todos produzidos por pequenos agricultores e cooperativas da região”, destacou o diretor de Agricultura e Abastecimento da SMAT, Renildo França.
Peças de artesanato e pratos da gastronomia regional também serão vendidos no local.
O evento, organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (SMAT), está previsto para começar às 15h e seguir até as 20h, nesta segunda-feira, dia 14 de abril.
Os expositores estão na expectativa de novas realizações.
“São produtores de diversas comunidades próximas de Cuiabá, como Três Pedras, Pai Joaquim, Mineira, Marcolana, Terra Vermelha e de outros municípios da região do Vale do Rio Cuiabá, entre eles Acorizal, Santo Antônio, Poconé, entre outros”, revelou o coordenador de feiras da SMAT, Luiz Alberto.
Entre eles, há os que comercializam com a Conab, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Portanto, servem de estímulo para que outros produtores, cooperativas e associações ingressem e ampliem seus negócios. Para isso, é necessário que se adequem às políticas públicas.
“Por lei, esses programas têm de comprar 30% da produção oriunda da agricultura familiar e, se não houver oferta do produto no nosso município, a compra será feita em outras cidades. Não podemos perder receitas, temos que fortalecer a nossa produção para atender à demanda”, explicou Renildo.
*Eliana Bess