Desde a implantação do Programa Fila Zero, em janeiro deste ano, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou significativamente a oferta de atendimentos especializados.
O objetivo do Fila Zero é eliminar a fila de espera por serviços de saúde especializados, oferecendo acesso mais rápido aos pacientes. Ao todo, são mais de 28 tipos de procedimentos ofertados, como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, consultas com especialistas, testes auditivos (como audiometria e BERA), exames oftalmológicos, endoscopias, colonoscopias, cateterismo, laqueadura, histerectomia, colecistectomia, entre outros.
Em apenas quatro meses, mais de 24 mil procedimentos foram realizados, garantindo mais agilidade nos diagnósticos e tratamentos da população.
Os números impressionam. Somente em consultas especializadas já são mais de 17 mil atendimentos. Na oftalmologia pediátrica e de retina geral, foram cerca de mil atendimentos realizados. Já os exames de tomografia computorizada ultrapassaram 2 mil registros no período.
Entre os parceiros essenciais para a viabilização do programa estão instituições como o CEMED, Hospital dos Olhos, Centro Médico Oftalmológico, Instituto Santa Rosa e Hospital Santa Rita, que ampliaram a capacidade de atendimento à população.
Com a continuidade do programa, a Prefeitura pretende manter o ritmo acelerado de atendimentos, priorizando os casos mais urgentes e reforçando o compromisso com a humanização e resolutividade na saúde pública de Várzea Grande.
*Flávia Porfirio